domingo, 3 de fevereiro de 2013

"Epa, esqueci-me dos meus óculos dentro do Sr. José"




Time Magazine, edição de 21 de Janeiro de 2013

Até aos dias de hoje sempre ouvi aquelas anedotas em que o Joãozinho se esquecia do guarda chuva dentro do paciente e ria-me da tolice que isto seria se fosse verdade. Mas depois de encontrar esta notícia o assunto tornou-se mais sério. Como é possível que 4,857 objectos tenham sido deixados, por esquecimento, dentro de pacientes, no decorrer das duas ultimas décadas, só nos Estados Unidos da America? Não entendo muito de medicina mas, do pouco que sei, acho que objectos como bisturis e tesouras são um pouco difíceis de ser esquecidos dentro de um corpo de uma pessoa, não são propriamente pequenos! O que o que mais me deixa indignada é a total responsabilidade dos médicos que é posta em causa. Uma coisa é um médico optar por um procedimento por acha-lo o mais correto e este não resultar, em que não teve culpa de não ter resultado, outra coisa é errar por descuido esquecer-se de material cirúrgico dentro de uma pessoa. Por muito que o ser humano erre, há erros que para mim são inaceitáveis. E este número, que é um total absurdo, informa-nos apenas do que se passa nos EUA, quer isto dizer que por todo o mundo pinças são esquecidas dentro de pacientes! Se alguma vez for operada já sei, depois da operação vou ter de pedir que me façam um raio-x, não vá depois querer viajar e quando passar no detector de metais estar sempre a fazê-lo apitar.


Beijinho, Alfie

Sem comentários:

Enviar um comentário